About Us

About Us

“Projecto de Sustentabilidade Energética Móvel” (PSEM) é um núcleo de estudantes do Instituto Superior Técnico, cujos membros têm em comum a paixão pela engenharia.

Como começou
Como começou
No seu formato atual, o PSEM começou em 2013 por vontade da Siemens em ter uma equipa que representasse o Instituto Superior Técnico na Greenpower. Com esse objetivo em mente, estudantes desde Engenharia Mecânica até Engenharia Eletrotécnica, juntaram-se para começar a construir em SolidEdge o que mais tarde seria o primeiro protótipo da equipa, o GP14.
2014
2014
Em 2014, a equipa construiu o protótipo GP14 para competir na final internacional em Goodwood. Com chassis “spaceframe” em alumínio e a carroçaria do carro feita de fibra de carbono e vidro, o peso total do veículo não chegava aos 65kg. Embora não tenhamos tido condições para competir devido a problemas técnicos, acabámos por perceber que tínhamos um dos carros mais avançados da competição devido à forma como a suspensão do carro foi construída e a leveza do seu chassis
2015
2015
Após a corrida em 2014 e tendo retornado a Lisboa, a equipa começou imediatamente a trabalhar de novo no carro. Depois de analisar os erros e falhas do ano anterior, percebemos que havia muitos pontos para melhorar. Com isso em mente, concentrámo-nos na correção de todos esses problemas. Assim, surgiu o GP14.EVO, que levámos para Inglaterra para competir. Acabámos no 14º lugar de um total de 40 participantes e vencemos o Siemens Engineering and Design Award pela primeira vez!
2016
2016
Após os ótimos resultados de 2015, continuámos a melhorar o GP14.EVO, transformando-o no GP14.EVO2. Simultaneamente, começámos a projetar um novo protótipo, o GP16, que só seria construído em 2017. Nas provas de 2016 ficámos em 24º lugar, um resultado pouco satisfatório relativamente ao lugar que tínhamos alcançado no ano anterior, que se deveu em parte a problemas técnicos durante a prova. Ainda assim, conseguimos ganhar novamente o Siemens Engineering and Design Award para o projeto do GP16 que, com algumas alterações, deu origem ao protótipo GP17.
2017
2017
Após a final de Rockingham em Outubro de 2016, decidiu-se que o PSEM avançaria com a construção de um novo veículo, o GP17. Dado esse objetivo ambicioso, a equipa desenvolveu um carro totalmente diferente do que fora feito até então. Este ano, a equipa participou num conjunto de competições da Greenpower, o F24+, nas quais ainda não tinha participado. Após duas corridas do F24+, conseguimos qualificar-nos para a Final Internacional em Rockingham, na qual obtivemos o melhor resultado da equipa até o momento, o 6º lugar.
2018
2018
Com o novo ano a equipa decidiu avançar com a construção da evolução do GP17, ultrapassando as dificuldades encontradas na competição de 2017 e construindo inovações que trariam bons resultados à equipa. Este ano, a equipa participou com o GP17.Evo, qualificando-se para a Final Internacional em Rockingham, sendo que resultou num 7º lugar, apesar dos problemas que ocorreram nos momentos finais da prova.
2019
2019
Com o início de uma nova época, o foco da equipa foi otimizar o GP17.EVO e construir o GP19, o nosso novo protótipo para as competições da Greenpower. Desta forma, a época de 2018/2019 foi marcada pelas várias fases de concepção do GP19. Este ano o PSEM conquistou o melhor resultado de sempre: 2º Lugar em East Fortune, na Escócia! O resultado obtido na final foi inferior ao esperado, mas não é representativo das restantes provas desta época, nem deturpou a nossa ambição de obter consistentemente lugares cimeiros na tabela classificativa.
2020
2020
Para a época de 2019/20 traçou-se como principal objetivo terminar e otimizar o GP19, enquanto decorria o projeto do GP21. O processo de recrutamento foi muito superior ao dos anos anteriores, sendo o mesmo muito bem-sucedido, resultando na formação de uma equipa de 32 elementos. Inevitavelmente, a época ficou marcada pela pandemia que implicou o cancelamento, adiamento ou atraso de muitas atividades, levando também a que todas as competições fossem canceladas. Contudo, devido ao trabalho árduo de uma equipa motivada, foi possível concluir o projeto do GP21 e realizar todos os testes para que o GP19 se encontrasse pronto a partir para novas conquistas